top_banner.png
We cut 50% off all plugins prices during our anniversary celebration
Offer ends 29th Apr

We cut 50% off all plugins prices during our anniversary celebration

Auto-sustentada ou na nuvem? Qual Redmine escolher?

 |  Apr 11, 23

self-hosted-vs-cloud-software-redmine.png

No artigo de hoje, queremos ajudar você a responder a uma pergunta: Como você sabe se deve hospedar o Redmine na nuvem ou implementá-lo em seu servidor, e caso você decida instalar o sistema no local, como você determina a configuração de hardware necessária? .

Antes de discutirmos a escolha da infraestrutura correta para seu Redmine, começaremos com uma simples pergunta: Você está pronto para administrar o servidor? Você tem uma equipe ou pessoa que possa administrá-lo?

Se sua resposta for sim, você deve ir com um Redmine auto-hospedado.

Se não, seja porque você não tem ou não está disposto a gastar recursos para fazer isso, você deve ir com a versão hospedada do Redmine. Nesta opção, você não precisa se preocupar com instalação, atualizações, configuração e administração. Um provedor de serviços cuidará de todos os processos para você. Apenas algumas poucas empresas no mercado prestam tal serviço e nós somos uma delas. Com a RedmineUP Cloud, hospedamos a Redmine com todos os nossos plugins por uma conveniente taxa mensal. Se você estiver interessado, saiba mais sobre o Cloud aqui, ou deixe-nos uma mensagem.

Então, você escolhe ir com a Redmine instalada em seu servidor - seja em sua localização física, em sua organização, ou alugando espaço no servidor. Se esta é sua primeira experiência com a Redmine ou se você está tentando levá-la a um novo nível, você terá algumas perguntas em mente. Vamos resolvê-las uma a uma.

1) Quais elementos têm a influência mais significativa sobre a configuração necessária do servidor?

  • O mais importante: os plugins que você vai usar. A partir daqui, iremos mais longe.
  • Número e peso dos arquivos que você está armazenando - isso influencia o espaço do HDD
  • Tamanho do banco de dados - influencia a RAM
  • O número de usuários não afeta a especificação

Por que plugins? Porque a natureza de cada extensão é diferente. Por exemplo, o plugin Agile é leve. Assim como o plugin do Helpdesk, mas há um fator que você precisa ter em mente. Como qualquer plugin que lida com e-mails ou armazena arquivos, ele baixa mensagens de e-mail com os anexos e os armazena no HDD da mesma forma que os anexos. Se você receber muitos tickets ou se eles muitas vezes contiverem anexos ou imagens, assuma que você precisaria de muito mais armazenamento.

Migrate to secure hosting

Don't waste your time on Redmine maintenance. Hire experts and focus on your projects

2) Qual é a configuração mínima de hardware para hospedar a Redmine sem problemas?

Se você quiser instalar o sistema em um servidor físico, a configuração abaixo permitirá que você instale e execute o Redmine também com um plugin do Helpdesk.

  • Processor: Intel Celeron (min 300 MHz)
  • RAM: 1–2 GB RAM
  • HDD: 30–40 GB

Se você estiver alugando um servidor para a Redmine, antes de selecionar o provedor de serviços, você deve pesquisar as especificações do serviço em questão com bastante cuidado. Primeiro de tudo, você precisa verificar qual sistema operacional será instalado, com que freqüência ele será atualizado, e assim por diante. Em seguida, você precisa verificar se você receberá acesso root à sua instância ou se terá que cooperar e coordenar cada mudança com os administradores do provedor de hospedagem. Se estes últimos, o tempo necessário para implementar quaisquer mudanças pode ser prolongado e causar stress adicional. Para Redmine pré-configurado, favor verificar se você também recebe bancos de dados e servidores web pré-configurados. Tal infra-estrutura pode ser crucial para o bom funcionamento de alguns plugins, já que algumas das extensões só funcionam com o servidor web Apache. Outros plugins necessitam de Ruby Gems específicos que requerem a adição de pacotes particulares ao sistema. Se você gostaria de personalizar seu Redmine, você também deve considerar que algumas extensões e pacotes de dispositivos Redmine nativos também podem requerer arquivos adicionais.

Qual banco de dados escolher para o Redmine?

É uma questão de preferência pessoal. Algumas pessoas de TI preferem o MySQL, enquanto outras preferem o PostgreSQL. Eu não lhe direi qual é melhor ou mais eficiente. Se você quiser descobrir as diferenças notáveis, remeto-o a um artigo completo sobre as diferenças entre o MySQL e o PostgreSQL e o Reddit discussion.

Qual sistema operacional escolher?

O mais fácil de usar seria o servidor Windows, mas para fins administrativos, toda vez que você precisa atualizar algo no Windows, você precisa atualizar todo o pacote Bitnami Redmine. No Linux ou OS X, você pode atualizar apenas o elemento que precisa ser atualizado, por exemplo, Ruby, Passenger, servidor Web ou Banco de Dados. Cada um deles é separado dos outros componentes. No Windows, eles precisam ser atualizados todos juntos. Também é mais caro e mais lento do que os servidores baseados em Linux/Unix.

Então temos servidores Linux, com o Ubuntu como SO no topo. É a instalação Linux mais fácil de usar e intuitiva. As instâncias mais avançadas requerem Centos ou FreeBSD. Com eles, você terá a maior flexibilidade para uma otimização e gerenciamento eficientes, mas também exigirá um administrador experiente para lidar com o sistema e os processos.

Tecnicamente falando, por que o Linux é melhor? Ele utiliza menos espaço de armazenamento, RAM e potência do processador. O Windows "come" em média 1,5-2 vezes mais memória de operação e potência de computação.

3) Qual sistema operacional escolher?

O problema mais comum é o Redmine trabalhar muito lentamente.

Primeiro você quer verificar possíveis problemas de rede.

Se você descartar problemas de conexão, reveja uma lista de processos. Eles lhe mostrarão se o servidor está sobrecarregado e quanta RAM está em uso e por quais processos. Na maioria das vezes, é porque seu banco de dados cresceu demais e requer recursos computacionais adicionais.

O armazenamento é o último na lista, pois os casos de falta de espaço são bem aparentes: você não pode salvar arquivos ou anexos. Além disso, a Redmine o informará sobre avisos e erros no banco de dados.

A segunda parte de uma investigação é investigar mais a fundo o sistema. A mina de ouro a partir da qual você começa é o Logs. Em ordem de importância: comece com os logs do sistema, e depois verifique os logs do servidor web, os logs dos plugins e os logs do banco de dados.

Cada banco de dados fornece informações bastante precisas para possíveis erros e a razão.

Se você não tiver certeza, antes de telefonar para pedir ajuda, tente pesquisar o problema no Google. Alguém provavelmente já enfrentou e resolveu uma situação semelhante ou mesmo a mesma e compartilhou sua solução.

Se você não conseguir encontrar uma solução, você pode sempre entrar em contato com o suporte, seja para sua hospedagem ou serviços fornecidos ou para o desenvolvedor de plugins.

Migrate to secure hosting

Don't waste your time on Redmine maintenance. Hire experts and focus on your projects

Segurança do sistema

Essencial para seu negócio é a segurança para seus dados e sistema.

Se você estiver usando Redmine pré-instalado ou hospedando-o em um servidor externo, você tem que estar duas vezes mais alerta, pois não tem controle completo sobre a segurança da rede e do servidor. Verifique se seu provedor de serviços oferece atualizações do sistema e com que freqüência elas são realizadas.

Se seu sistema for instalado no local, você estará em melhor posição, assim como pode protegê-lo de várias maneiras. Você controla e protege sua rede e sua segurança. Você pode proteger seu servidor com firewalls de software e hardware, assim como outras ferramentas como criptografia interna adicional ou controladores de sessão de fronteira.

Em cada caso, você tem que ter certeza de que está usando tanto a versão atualizada da instância Redmine quanto todos os plugins, pois limita os riscos de usar o potencial buraco no software para invadir seu sistema e potencialmente prejudicar seu negócio.

Se você trabalha para uma indústria sensível, como bancos, finanças ou medicina, você tem que cumprir regulamentos escrupulosos e acordos de proteção de dados (como o GDPR). Cada um dos provedores do Redmine Cloud mencionados atende a essas exigências e protege os dados dos clientes como se fossem dados dos membros de sua família. Consulte a Declaração de Segurança da RedmineUP para obter mais detalhes.

Diga-nos qual opção você prefere. O que você pensa sobre o aplicativo Redmine hospedado?

teaser.jpg
Customer story

Redmine works well for us, we like the platform and plugins. Whenever we missed something from Jira, we came back to one final argument - saving more than $10 000 every year.

— Andrey Lyadkov, E-Commerce Head of Development

Related posts